Sindicato como ferramenta de luta da classe trabalhadora brasileira será tema do 6° ciclo da Formação para Trabalhadores(as) da Educação, que acontecerá em setembro. Inscrições abertas!
A Gestão Angela Santana do SINASEFE-IFBA/CMS, por meio das pastas de ‘Políticas Educacionais, Atividades Culturais e Práticas Integrativas’ e ‘Formação Políticas e Assuntos Sindicais’, vai promover a sexta edição da Formação para Trabalhadores(as) da Educação, no dia 3 de setembro (quarta-feira), a partir das 14h30, via
YouTube.
A iniciativa, que será aberta ao público, abordará como tema central “Sindicatos: constituição histórica brasileira e ferramenta de luta da classe trabalhadora”. O objetivo é promover um diálogo sobre a história do sindicalismo no Brasil, a importância das instituições para organização das categorias, das suas pautas e também deste espaço democrático no combate às opressões externas e internas. Vale destacar que o tema foi sugerido pelo colega Ualace Santana de Melo (docente do Campus Irecê) e que o sindicato está aberto para diálogo e proposições para a FTE.
Para participar, as(os) interessadas(os) devem
preencher o formulário de inscrição até às 18h, do dia 2 de setembro. Vale salientar que as(os) participantes também receberão um certificado comprovando as 4 horas de formação.
SAIBA MAIS SOBRE AS(OS) CONVIDADAS(OS)
Celi Nelza Zulke Taffarel tem licenciatura em educação física e técnico em desporto (UFRGS/UFPE), licenciatura em filosofia (UNICAP, PE, S/C) mestrado em ciência do movimento humano (UFSM, RS), doutorado em educação (UNICAMP/SP), pós-doutorado na Universidade de Oldenburg com estágio pós doutoral nas Universidades de Vechta e Braunschweig, na Alemanha.
Ana Angélica Leal Barbosa é graduada em licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1980), mestre e doutora em ciências biológicas tendo como área de concentração em genética pela UFPR. Além disso, também professora pleno aposentada, no Departamento de Ciências Biológicas no Campus de Jequié, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando durante o período de 1982 à 2017; professora emérita da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, título outorgado em 22/05/2018; e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC/UESB).
Michelangelo Torres é professor do IFRJ, doutor em ciências sociais pela Unicamp, realizou estágio pós-doutoral em educação, mestre em sociologia e graduado e licenciado em ciências sociais (USP). Além disso, também é pesquisador líder do grupo GEMARX-IFRJ e membro do Núcleo de Estudos sobre Trabalho, Saúde e Subjetividade da Unicamp.
Jorge Costa do Nascimento é professor da UESB desde 1986. Graduado em matemática pela UFBA, filiado à ADUSB e na base do ANDES desde esse período.