Na década de 80, os(as) servidores(as) da antiga Escola Técnica Federal da Bahia - hoje Instituto Federal da Bahia - se organizaram e criaram uma associação para representar a categoria e unificar as lutas por melhorias. Com a Constituição de 1988, os(as) servidores(as) públicos(as) passaram a ter direito a sindicalizar-se e, 18 de julho de 1990 numa assembleia que reuniu 63 filiados(as), foi fundado o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Federal (SINASEFE), hoje com o nome de Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica. Nesta assembleia, foi aprovada a fixação da contribuição sindical, cujo valor de 1% do salário base do(a) sindicalizado(a).
Este ano o SINASEFE-IFBA/CMS completa 34 anos de luta e resistência. A partir da nossa Seção Sindical, a primeira representação da categoria dos(as) profissionais de Educação Básica Federal, nasceram em outros estados novas bases do SINASEFE, inclusive a Nacional, em Brasília (DF). O SINASEFE é um sindicato nacional que tem na autonomia financeira uma das principais características, o que torna seus/suas sindicalizados(as) os(as) únicos(as) responsáveis pela existência e manutenção da entidade. Os(as) sindicalizados(as) organizam-se através das Seções Sindicais, que repassam à Direção Nacional do SINASEFE 15% do que é arrecadado. Toda Seção Sindical é regida e administrada por: Assembleia Geral; um Conselho de Representantes; uma Diretoria Executiva; e de um Conselho Fiscal.
Nessas três décadas, seguimos lutando em defesa dos interesses da categoria - que representa docentes e técnicos(as)-administrativos(as) -, da democracia e por uma educação pública de qualidade, gratuita e laica.