O LEGÍTIMO REPRESENTANTE DOS(AS) PROFESSORES(AS) EBTTs É O SINASEFE. NÃO VAMOS PERMITIR GOLPISMO, OPORTUNISMO E GANGSTERISMO SINDICAL!
Prezados(as) filiados(as), o SINASEFE Seção IFBA/CMS e Seção IF BAIANO, entidades legítimas representantes dos(as) servidores(as) – TAEs e EBTTs – do Instituto Federal da Bahia e Instituto Federal Baiano foram surpreendidas com uma movimentação golpista e oportunista da APUB (braço do PROIFES em nosso estado) em querer se constituir como um sindicato dos(as) professores(as) das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado da Bahia. Esta postura oportunista não esconde a real motivação dessa entidade que, vislumbrando o aumento do número de campus dos IFs aqui na Bahia, adotou uma lógica de mercado para tentar aumentar sua arrecadação às custas do aumento da Rede de Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e, consequentemente, com o fim da representação do SINASEFE no estado da Bahia.
É a total degeneração da constituição do nosso sindicato, fruto da conscientização e amadurecimento da classe trabalhadora da Rede de Federal de Educação Profissional, Científica e de Tecnológica que, em 18 de julho de 1990, resolveu construir um instrumento de luta nacional e que representasse todas as categorias que constrói a Rede Federal, os(as) TAEs e os(as) professores(as) EBTT.
Foi graças à nossa luta histórica em defesa do ensino técnico federal que os(as) servidores(as) conseguiram importantes conquistas como o Reconhecimento de Saberes e Competências para docentes e técnico-administrativos(as) em educação, a reestruturação dos planos de carreira, a revogação da Portaria 983/2020.
A última greve, que garantiu vitórias concretas à classe trabalhadora, foi apoiada desde o primeiro momento pelo SINASEFE, enquanto a APUB só apareceu para desmobilizar a categoria. Não fosse a firme posição do SINASEFE, hoje não teríamos o aumento salarial que acabamos de receber, bem como o aumento do orçamento dos Institutos Federais IFBA e IF Baiano.
A conquista mais comemorada pela APUB na greve foi a carta sindical para o PROIFES, entidade sem qualquer representatividade no movimento sindical e que, devido a suas relações fisiológicas com o governo, conseguiu carta sindical com o único objetivo de enfraquecer as entidades históricas que sempre atuaram juntas em defesa da educação pública federal: ANDES, FASUBRA e SINASEFE.
Relativamente ao SINASEFE, é interessante observar a postura oportunista da APUB que, ao vislumbrar o aumento na rede federal de ensino, tenta se estabelecer como entidade de âmbito estadual com o único objetivo de aumento de finanças para, numa postura de mera correia de transmissão, fortalecer o PROIFES nacionalmente.
O PROIFES é conhecido no seio da categoria dos(as) professores(as) universitários(as) pela sua postura de subserviência ao governo, sem de fato dialogar na categoria, bem como sem demonstrar solidariedade de classe ao assinar às escondidas um acordo para encerrar a greve no passado pela categoria docente, enquanto na data da assinatura não existia sequer uma mesa de negociação marcada para tratar das questões do PCCTAE. Utilizando de uma tática suja, de dividir a mobilização de todas as categorias da Educação, numa clara tentativa de golpe de calar o clamor e mobilização das bases nos Institutos Federais e Universidades que ocorriam em todo o Brasil.
Desde a posse da Gestão Ângela Santana, o SINASEFE IFBA/CMS, bem como o SINASEFE IF BAIANO, vem conseguindo maior presença nos campi, o que vem gerando maior reconhecimento e representatividade do nosso sindicato junto a toda categoria. Pois é justamente nesse momento que surgem os abutres com único objetivo de aumentar suas finanças às custas da eliminação do SINASEFE-IFBA/CMS e IF BAIANO e da divisão da nossa categoria de TAEs e EBTTs no IFBA e IF Baiano, que já andamos juntos há anos, representados(as) pela mesma entidade que conhece bem todos os anseios e necessidades da categoria que representa.
Neste sábado (17), durante a 201° Plenária Nacional do SINASEFE, em Brasília (DF), foi aprovada por unanimidade apoio às Seções do SINASEFE na Bahia contra as manobras da APUB e PROIFES. Não vamos permitir que o oportunismo e o gangsterismo prevaleçam sobre nossa luta e resistência!
O SINASEFE-IFBA/CMS e SINASEFE-IF BAIANO convocam a todos(as) os(as) professores(as) EBTTs e técnico-administrativos(as) em educação a comparecerem na assembleia por eles convocadas para darmos um grande e sonoro NÃO ao golpismo, oportunismo e gangsterismo sindical, que hoje estão devidamente personificados nas direções da APUB e no PROIFES, que será o verdadeiro beneficiário deste golpe com a possibilidade do aumento das suas finanças.
Fazemos um chamado a todes, todas e todos filiados(as/es) dos campi do interior que queiram defender nosso legítimo instrumento de luta, que é o SINASEFE-IFBA/CMS e SINASEFE-IF BAIANO, a estarem em Salvador, no dia 22/05/25 (quinta-feira). Vale a pena salientar que, assim como as atividades do período de greve, o sindicato custeará com o deslocamento dos(as) servidores(as) do IFBA e IF Baiano independente da condição filiação. Reforçamos que será bem vinda a participação de toda a categoria. O financiamento de transporte intermunicipal para pessoas lotadas no interior e região metropolitana estará garantido desde que se observe os critérios de transporte usuais (transporte coletivo ou transporte pessoal compartilhado).
Contamos com vocês para a defesa do SINASEFE-IFBA/CMS e SINASEFE-IF BAIANO.
Baixe aqui a carta do SINASEFE-IFBA/CMS e IF Baiano.
© Copyright 2024 - 2025 SINASEFE IFBA/CMS