Assembleia Geral Estadual faz balanço das últimas ações e eventos

Na tarde de hoje (27/09), o SINASEFE-IFBA/CMS realizou mais uma Assembleia Geral Estadual. A reunião, que aconteceu em formato híbrido, contou com a presença de cerca de 40 participantes on-line e 5 presenciais e foi iniciada com o anúncio do novo site do sindicato que está disponível para acesso com notícias, balancetes e outros materiais. Ainda  nos informes, o advogado da Seção IFBA/CMS, Rodrigo Juazeiro, dialogou com a categoria sobre o novo prazo para ingressar na ação dos 28,86%. De acordo com Juazeiro, apenas servidoras(es) que nunca ajuizaram ação individual ou fizeram acordos coletivos têm o direito ao benefício. Além disso, também foi informado a realização do 16º Encontro dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (ESCIME), que acontecerá entre os dias 15 e 17 de novembro, em Salvador (BA); a realização de um reunião do Fórum Permanente da Pessoa Idosa, no dia 1° de outubro; e também discutida a morosidade do Governo em aceitar e acatar os termos do acordo de greve.

Em seguida, a assembleia avaliou a participação no 36° Consinasefe e 14º Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social (ENAASS). Os comentários foram unânimes sobre a alegria de participar do evento, a importante atuação da Seção IFBA/CMS que resultou na eleição da coordenadora geral da Seção IFBA/CMS, Teresa Bahia, para gerir com muita representatividade a Coordenação LGBTQIAPN+ da DN; na posse de Edson Santos Nascimento (TAE do Campus Salvador) para o Conselho Fiscal; e de Ana Quezia Carneiro (TAE do Campus Feira de Santana) e Nadson Santos (docente do Campus Camaçari) para o Conselho de Ética.

Como terceiro ponto da pauta, foi discutido o repasse da diária para pais e mães que levaram crianças para o Sinasefinho, no Consinasefe, em Brasília (DF). O último Regimento Interno da SINASEFE-IFBA/CMS prevê um repasse de 60% sob o valor da diária para participação das crianças, de forma que garanta também sua alimentação e demais custos. Como o documento é omisso para determinados desdobramentos sobre o assunto, a categoria submeteu para votação sobre o pagamento e foi aprovado 6 votos favoráveis, 4 votos contrários e 4 abstenções que seja realizada primeiro uma consulta jurídica.

Por conta do horário, o fórum concordou em tratar na próxima Assembleia Geral Estadual sobre o Planejamento para 2024.