Assembleia aprova plano de lutas e elege delegada para 204ª Plenária Nacional
Na manhã de ontem (31/07), o SINASEFE-IFBA/CMS realizou mais uma Assembleia Geral Estadual, que contou com a participação de cerca de 23 pessoas on-line e 3 presenciais. Iniciada por volta das 10h, a assembleia abriu com informes sobre a visita ao Campus Ilhéus, na última quinta-feira (24), por meio do projeto SINASEFE-IFBA/CMS nas bases. Também foi compartilhado com a categoria que a próxima parada será no Campus Ubaitaba, no dia 20 de agosto. Além disso, a coordenadora geral da Seção Sindical, Teresa Bahia, falou sobre a realização do Encontro Regional de Mulheres Nordeste, que acontecerá entre os dias 3 e 3 de outubro, sediada em Salvador-BA; envio da caravana para o 17ª ESCIME, que acontece entre os dias 22 a 24 de agosto, em Porto Alegre; a participação da Seção IFBA/CMS na Marcha das Mulheres Negras, no dia 25 de novembro, em Brasília-DF; e também no 37º CONSINASEFE, que ocorrerá na segunda semana de dezembro, no Rio de Janeiro-RJ.
Após os informes, a categoria debateu o segundo ponto de pauta sobre o Plano de lutas: Deliberações de Mobilização, Paralisação e Atos na Jornada de Lutas contra a Reforma Administrativa e pelo Cumprimento Integral dos Acordos de Greve assinados em 2024. Como encaminhamento à 204ª Plenária Nacional, a categoria aprovou com 15 favoráveis (sendo 14 on-line e 1 presencial), 0 contrários e 1 abstenção que a mobilização seja agendada e unificada.
Para participar também da Plenária Nacional, que acontece neste sábado (2/08), de forma virtual, a categoria escolheu como delegada de base à TAE Daise Moitinho (Campus Simões Filho) e como observadoras(es) as(os) filiadas(os) Luísa Senna (docente Campus Feira de Santana), Ana Quezia Carneiro (TAE Campus Feira de Santana), Samuel Azevedo (TAE Campus Simões Filho) e Arivaldo Souza (docente Campus Jacobina).
No último ponto de pauta, a docente do Campus Feira de Santana e membra do Conselho Superior do IFBA (CONSUP), Luísa Senna, compartilhou que houve um aumento de 4 para 6 assentos destinados à representações civis. De acordo com a conselheira, sua sugestão foi que uma cadeira fosse dirigida ao SINASEFE-IFBA/CMS, considerando como legítima representação das(os) Servidoras(es) Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, e outra para uma entidade voltada para discentes. Para inviabilizar o encaminhamento, a APUB solicitou vistas e demonstrando contrariedade em ocupar a lista para sorteio de assentos. A conselheira convidou o sindicato e toda a categoria presente na AGE para participar da próxima reunião do Conselho, que acontecerá no dia 13 de agosto, na Reitoria do IFBA, localizada no bairro do Canela, em Salvador-BA. Será um momento para fortalecer o posicionamento contra as manobras do PROIFES e contra pratica permanente de invasão de base da APUB, que insiste na filiação de servidoras(es) da categoria EBPT.
Fotos