SINASEFE-IFBA/CMS participa da 203° Plenária e de ato no Congresso Nacional, em Brasília (DF)
SINASEFE-IFBA/CMS participa da 203° Plenária e de ato no Congresso Nacional, em Brasília (DF)
Entre os dias 11 e 14 de julho, o SINASEFE-IFBA/CMS esteve presente na 203ª Plenária Nacional do SINASEFE, realizada em Brasília (DF). A Seção Sindical, representada por Rosa Mota (coordenadora de secretaria) e Ana Quezia Carneiro (técnica do Campus Camaçari e eleita como delegada de base), compartilhou durante os informes as últimas ações e atividades do sindicato como a realização do São João nos campi do Instituto Federal da Bahia; a participação no 2 de Julho, Dia da Consolidação da Independência do Brasil na Bahia, e sobre a construção do Encontro Regional de Mulheres Nordeste, que será sediado em Salvador (BA), entre os dias 2 a 5 de outubro de 2025.
Ainda no primeiro dia (11), foram feitas análises da conjuntura atual abordando a Reforma Administrativa e o não cumprimento de diversos itens do acordo de greve. Além disso, também se discutiu bastante a necessidade de união das entidades para fortalecer a cobrança e não permitir que a reforma seja aprovada.
Na tarde do segundo dia (12), foi apresentado o Planejamento Orçamentário da DN e depois de várias considerações, foi aprovado o orçamento que será apresentado em breve. O Conselho de Ética apresentou o desenvolvimento dos trabalhos e levou para apreciação da plenária casos que deverão ser arquivados e admitidos.
O terceiro dia (13) foi aberto com o debate sobre invasões de base do Andes-SN, da Fasubra e, principalmente, do Proifes contra o SINASEFE. Segundo Ana Quezia Carneiro, houve muito debate sobre o tema que a categoria tem sofrido.
“Relatamos os fatos que aconteceram na Bahia e ficamos sabendo da intencionalidade e que estariam se articulando para retornar. Ouvimos as experiências também dos companheiros do Ceará, que viveram mais recentemente a invasão de base”, relata Ana Quezia.
Após as discussões, foi aprovado a criação de um Grupo de Trabalho (GT Virtual) para debater as ações conjuntas que serão realizadas pela DN e um dossiê sobre as traições do Proifes, com a finalidade de fortalecer a luta política e em defesa do nosso sindicato. Esse material do dossiê será compartilhado com todas as seções sindicais.
Foi debatida uma proposta da Comissão Nacional de Aposentados (CNA) sobre o direito à participação deste segmento de sindicalizados nos fóruns, seminários, encontros, grupos de trabalho e demais eventos do SINASEFE. A carta de São Paulo, construída no 1º Encontro da Diversidade Sexual e de Gênero, será encaminhada às seções. Diante do tempo que ficou reduzido, será debatida na próxima Plenária Nacional.
Foi aprovada a realização do 37º CONSINASEFE na cidade do Rio de Janeiro. Deverá ser indicada pelas chapas até o dia 26/07 quem participará da comissão organizadora, que decidirá a finalidade e o temário do congresso, previsto para a segunda semana de dezembro de 2025.
A próxima 204ª Plenária Nacional acontecerá no dia 2 de agosto, de forma virtual. A convocatória será divulgada em breve e será indicada paralisação de 48 horas pelo não cumprimento dos acordos de greve com as outras entidades.
Na última segunda-feira (14), a categoria participou de um ato no anexo II do Congresso Nacional contra a Reforma Administrativa, a escala 6x1, PEC 33/2023 e PEC 66/2023, chamada pelo FONASEFE.
Confira aqui o plano de lutas.
Fotos