Greve 2024 | Nota sobre a caravana para Brasília
O SINASEFE-IFBA/CMS vem, por meio desta nota, elucidar sobre o processo de produção e desdobramentos para participação da Seção Sindical na Jornada de Lutas, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, em Brasília (DF).
Na noite do dia 9/05, o SINASEFE Nacional oficializou a participação da nossa caravana nos atos. No dia seguinte (10/05), lançamos um card e formulário de inscrição convocando a base, estudantes, pais e mães para as
atividades. Neste mesmo dia, também iniciamos uma busca por hospedagem e transporte para as(os) todas(os) participantes.
Neste período em que acontecerá a Jornada de Lutas também será realizada a Marcha dos Prefeitos, ação que vai reunir políticos de mais de 5 mil cidades do Brasil. Por conta desse panorama, a Direção Nacional e o Comando Nacional de Greve tentou uma articulação com o Centro de Treinamento Educacional, localizado em Luziânia (GO), um espaço com capacidade para acomodar até 300 pessoas. Infelizmente, a negociação não teve êxito e o acordo foi realizado com o Instituto Federal de Brasília (IFB).
A Seção IFBA/CMS conseguiu alugar um sítio em uma região próxima à capital, em que serão acomodadas de forma coletiva 40 pessoas (camas, beliches, camas auxiliares e colchões). No dia 16/05, após o encerramento do prazo de inscrição para caravana, verificamos que 62 pessoas demonstraram interesse em participar da caravana - número que excede a capacidade do sítio. Desse modo, convocamos uma reunião e informamos a possibilidade de parte das(os) inscritas(os) dormirem no IFB e que seria necessário levar lençol, toalha, colchão e/ou barraca. A possibilidade, naturalmente, gerou desconforto e realizamos uma chamada para confirmar a permanência desses nomes. Considerando que, nas últimas caravanas locais e estaduais, houve um número grande de desistência até mesmo antes do embarque.
Diante desta situação, a caravana de Seabra retirou os nomes. Além disso, alguns/algumas servidores de Vitória da Conquista e Baixo Sul também relataram dificuldades com a locomoção para os pontos de embarque (Salvador, Feira de Santana, Seabra e Barreiras) e solicitaram um van que garantisse a ida diretamente