Edital Mulheres 2025 | Campus Camaçari promove debate sobre a presença e resistências das mulheres na Educação
O projeto ‘Mulher: presença e resistência na Educação’, contemplado pelo Edital Mulheres 2025 do SINASEFE-IFBA/CMS, convida estudantes e profissionais do IFBA Campus Camaçari para um evento crítico e fundamental em defesa da educação, que acontece nesta terça-feira (25/03), a partir das 9h. A atividade é gratuita!
A iniciativa, que visa promover diálogos formativos através de palestras e mini-curso, contará com a presença de Maria Nazaré Mota de Lima e Tarry Cristina Santos Pereira, duas mulheres negras e especialistas na educação antirracista que resistem e nos ensinam estratégias de enfrentamento ao racismo na educação. A programação inclui a palestra ‘Mulheres e jovens negras(os) em defesa da educação antirracista’, que acontecerá no auditório do campus. Durante a manhã, a partir das 9h, a professora Maria Nazaré fará a apresentação voltada para o público de estudantes de nível médio integrado do curso técnico em informática.
Durante a tarde, a partir das 14h, a professora Tarry Cristina discutirá o mesmo tema destinado para estudantes de nível médio integrado do curso técnico em eletrotécnica. Já o mini-curso ‘Transversalizando e racionalizando o currículo em defesa da educação’, será destinado para servidoras(es) e educadoras(es) e também será ministrado por Maria Nazaré, às 13h30, no Auditório do MVT do campus.
SAIBA MAIS SOBRE AS CONVIDADAS
Maria Nazaré Mota de Lima possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996), doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2007) e pós-doutorado em Estudos Literários pela UFMG. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com atuação no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural-PÓS-CRÍTICA. Pesquisadora associada da Universidade Estadual de Campinas, é colaboradora do ICEAFRO: Educação para a Igualdade Racial e de Gênero. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, voltada para os seguintes temas: formação de professores/as, identidade étnico-racial e de gênero, literatura e letramento.
Tarry Cristina Santos Pereira é pedagoga com especialização em Psicopedagogia Clínica Institucional. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Salvador. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão educacional.Diretora Pedagógica do Instituto Cultural Steve Biko e Coordenadora de um dos Projetos da Instituição voltado para o Fomento da Ciência e Tecnologia: Projeto Oguntec,destinado a jovens do ensino médio das escolas pública de Salvador.Diretora Pedagógica do Programa de Desenvolvimento de Lideranças para a Equidade Racial e de Gênero do Nordeste financiado pela Fundação Kellogg em parceria com o Instituto Cultural Steve Biko. Colaboradora do Grupo de Mulheres do Alto das Pombas,também com experiência em Formação de Educadores atuando na capital e no Município de Vera Cruz-Ilha de Itaparica e Conceição de Salinas.