Assembleia aprova paralisação de 48h, calendário de lutas, planejamento orçamentário e delegação para a 206ª Plenária Nacional
Na última terça-feira (21), o SINASEFE-IFBA/CMS realizou mais uma Assembleia Geral Estadual, com a participação de aproximadamente 41 pessoas on-line e 7 presenciais. Iniciada por volta das 13h20, a assembleia teve início com informes sobre o Encontro Regional de Mulheres do Nordeste, realizado entre os dias 3 e 5 de outubro, em Salvador (BA); as atividades do SINASEFE na base do Campus Camaçari; e a programação do 3º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ), que acontecerá entre os dias 25 e 29 de novembro deste ano, em Brasília (DF).
Após os informes, a categoria debateu o primeiro ponto de pauta: o calendário de lutas e o planejamento orçamentário para os próximos dois meses, que incluem a participação no ENNIQ, o Edital Novembro Negro 2025, o 15ª Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social (ENAASS) e o 37º CONSINASEFE. A coordenadora geral do SINASEFE-IFBA/CMS, Teresa Bahia, apresentou os valores disponíveis em caixa, a entrada mensal e o orçamento estimado para custear a participação nas atividades previstas até o final do ano.
Considerando o orçamento disponível, foi aprovada — com 27 votos on-line e 4 presenciais — a proposta de suprimir a celebração do Dia da(o) Servidor(a), redirecionando os recursos para as demais ações do calendário. Também foi aprovada a proposta de repasse de recursos para o final do ano, no valor de R$ 500 por base, acrescido de R$ 10 por filiado(a) de cada campus.
Na sequência, foi debatida a eleição de delegada(o) para a 206ª Plenária Nacional. Com 12 votos (sendo 10 on-line e 2 presenciais), foi eleito como representante Nadson dos Santos (docente – Campus Camaçari).
A assembleia também aprovou a adesão à paralisação de 48 horas, com 29 votos favoráveis (24 on-line e 5 presenciais). Para a participação na Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa, que acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro, em Brasília (DF), foram eleitas(os) como representantes: Daise Moitinho (TAE – Campus Simões Filho), Márcia Pinho (docente – Campus Santo Amaro) e Vicente Duque (docente – Campus Euclides da Cunha).
Em seguida, a mesa apresentou os critérios para a formação da delegação que participará do 37º CONSINASEFE, a ser realizado entre os dias 11 e 14 de dezembro, no Rio de Janeiro (RJ). A proposta foi aprovada com 22 votos (15 on-line e 7 presenciais), nenhum voto contrário e 2 abstenções.
No último ponto de pauta, a assembleia referendou a recomposição da gestão de Ângela Santana, com a inclusão de duas novas integrantes: a aposentada do IFBA, Carmelita Osório, que assume a coordenação de interiorização e articulação dos representantes de campi, e a TAE da Reitoria, Gisele Paixão, que assume a coordenação de comunicação.
Baixe
aqui o documento sobre a
Distribuição da delegação SINASEFE-IFBA/CMS para o 37ª CONSINASEFE.
Baixe aqui o documento sobre Planejamento Orçamentário outubro, novembro e dezembro de 2025.
Fotos