loader

Assembleia aprova delegação para o 3º ENNIQ

img

Geral

Assembleia aprova delegação para o 3º ENNIQ

Assembleia aprova delegação para o 3º ENNIQ

Na tarde de ontem (30), o SINASEFE-IFBA/CMS realizou mais uma Assembleia Geral Estadual, com a participação de aproximadamente 30 pessoas de forma on-line. Iniciada por volta das 13h30, a assembleia teve início com informes sobre a participação da delegação da Seção IFBA/CMS na 206ª Plenária do SINASEFE, em Brasília (DF), e com manifestação de repúdio à chacina ocorrida no Rio de Janeiro.

Em seguida, foi informado que o 3º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) acontecerá no Instituto Federal de Brasília (IFB), com o intuito de reduzir os custos totais do evento. Além disso, a Seção Sindical apresentou um plano orçamentário para a participação tanto no ENNIQ quanto na Marcha Nacional das Mulheres Negras, que ocorrerão na mesma semana, entre os dias 25 e 29 de novembro deste ano.

Durante a assembleia, a categoria aprovou, com 23 votos favoráveis, sem votos contrários e com 2 abstenções, que as pessoas que realizaram a pré-inscrição estivessem entre os nomes escolhidos para compor a delegação. A categoria também discutiu questões relacionadas ao deslocamento de ônibus, à hospedagem alternativa e ao pagamento de ajuda de custo — proposta que não foi aprovada pela base.

O deslocamento de ônibus teve 13 votos contrários, 7 favoráveis e 6 abstenções; a hospedagem alternativa recebeu 13 votos contrários, 6 favoráveis e 3 abstenções; e a ajuda de custo foi rejeitada com 19 votos contrários, nenhum favorável e 4 abstenções. Em seguida, a categoria aprovou, com 18 votos favoráveis, 1 contrário e 6 abstenções, que o sindicato deve financiar apenas os custos de viagem das(os) sindicalizadas(os).

Dando continuidade aos encaminhamentos, a categoria aprovou, com 14 votos favoráveis, sem votos contrários e 6 abstenções, que as filiadas Thereza Gauri e Luisa Senna terão prioridade na delegação, por participarem da organização do evento. Também foi definido que, das 15 vagas disponíveis, 8 serão destinadas a mulheres e 7 a homens. Além disso, foi aprovado, com 6 votos favoráveis, 3 contrários e 4 abstenções, que a delegação será composta apenas por pessoas presentes na AGE.

Como último ponto de pauta, a coordenadora-geral do SINASEFE-IFBA/CMS, Teresa Bahia, apresentou a proposta do Governo Federal sobre o auxílio para as(os) servidoras(es) públicas(os). Após discussão com os participantes, a categoria rejeitou a proposta, com 11 votos contrários, 1 favorável e nenhuma abstenção. Por unanimidade, também foi aprovada a retirada do PROIFES das negociações.

No ponto “o que ocorrer”, foi aprovado por unanimidade o apoio à FENET, com a compra de passagem para participação em atividade política no Rio de Janeiro.

Compartilhe