"Assédio moral: construção de ferramentas para proteção e bem viver" será tema do 7° ciclo da Formação para Trabalhadores(as) da Educação, que acontecerá em dezembro. Inscrições abertas!
A Gestão Angela Santana do SINASEFE-IFBA/CMS, por meio das pastas de ‘Políticas Educacionais, Atividades Culturais e Práticas Integrativas’ e ‘Formação Políticas e Assuntos Sindicais’, vai promover a sétima edição da Formação para Trabalhadores(as) da Educação, no dia 3 de dezembro (quarta-feira), a partir das 14h30,
via YouTube.
A iniciativa, aberta ao público, terá como tema central “Assédio moral: construção de ferramentas para proteção e bem viver”. O objetivo é promover um diálogo sobre um tema de grande relevância e atualidade, que merece atenção especial nos espaços institucionais.
Para participar, as(os) interessadas(os) devem
preencher o formulário de inscrição até às 18h, do dia 2 de dezembro. Vale salientar que as(os) participantes também receberão um certificado comprovando as 4 horas de formação.
CONVIDADAS
Carolina Heim é advogada do SINASEFE-IFBA/CMS e sócia do Escritório Ruy Andrade Advocacia. Atua nas áreas de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Meio Ambiente do Trabalho, Direito Sindical e Direito Administrativo voltado a servidores públicos. É graduada em Direito pela UFBA, especialista em Direito e Processo do Trabalho pela PUC Minas e especialista em Direito Ambiental pelo CERS. Reconhecida como uma das advogadas mais admiradas do país pela publicação Análise Advocacia Mulher, Carolina também é professora de graduação e pós-graduação e cofundadora do Fórum Permanente de Direito Processual do Trabalho e do Encontro Baiano de Processo do Trabalho.
Laryssa Martiniano é advogada, especialista em Gestão Pública, TAE do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) e Coordenadora Jurídica do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SINTEFPB).
Flávia Cândida é uma mulher negra, umbandista e professora de História. Especialista em Educação Profissional de Jovens e Adultos, é mestre em Ensino na Educação Básica, com ênfase em ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Professora desde 1999, atuou na rede estadual e em diversas redes municipais do Espírito Santo. Desde 2011 é servidora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com passagem por campi do interior do estado. Em sua trajetória, tem atuado nos Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIS) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades (NEPGENS) de todos os campi onde trabalhou. Atualmente, é vice-coordenadora do NEPGENS do Campus Aracruz e representante deste campus no Fórum de NEPGENS do IFES. Flávia também atua no movimento negro e nas articulações de comunidades tradicionais de terreiros do Espírito Santo. Desde setembro de 2024, é Coordenadora Nacional de Política para as Mulheres do SINASEFE.
Isabele Cristine Machado Alves é técnica-administrativa em educação do Colégio Pedro II e também diretora da pasta TAE do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (Sindscope).