loader

AGE aprova nova coordenação de etnia, realização de audiência pública, debate com candidatos do CONSUP e criação de GT

img

Geral

AGE aprova nova coordenação de etnia, realização de audiência pública, debate com candidatos do CONSUP e criação de GT

No dia 4/09, o SINASEFE-IFBA/CMS realizou mais uma Assembleia Geral Estadual, que contou com a participação de cerca de 56 pessoas on-line e 3 presenciais. Iniciada por volta das 9h20, a assembleia abriu com informes Encontro Regional de Mulheres Nordeste, que acontecerá entre os dias 3 e 5 de outubro, em Salvador-BA; a abertura das inscrições para 3º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ), que acontecerá entre os dias 25 e 29 de novembro, em Brasília-DF; a presença do SINASEFE-IFBA/CMS nas bases no Campus Santo Amaro da Purificação, na última segunda-feira (1); e a participação da Seção Sindical no 17ª Encontro dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (ESCIME), que aconteceu no final de agosto, em Porto Alegre-RS. 

Após os informes, a categoria debateu o primeiro ponto de pauta sobre a Recomposição das pastas em vacância da Gestão Angela Santana. Durante a assembleia, a coordenadora geral da Seção Sindical, Teresa Bahia, falou sobre a aproximação e das contribuições do filiado Luís Fernando Brito, docente do Campus Jequié. O servidor comentou sobre sua participação nas atividades sindicais e sobre seu interesse em ocupar a pasta de etnia. Por unanimidade, com 23 votos on-line e 3 presenciais, foi aprovado que o docente Luís Fernando Brito será o novo coordenador de Etnia (negres, indígenas e quilombolas).

Em seguida, a categoria discutiu sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e aprovou três encaminhamentos. Foi aprovado com 29 votos favoráveis (sendo 26 on-line e 3 presenciais), 0 contrários e 4 abstenções que seja realizado um debate entre os candidatos para o Conselho Superior (CONSUP) do IFBA. A comissão organizadora será composta pelas(os) servidoras(es) filiadas(os) Marlene Socorro, Eriswagner Soares, Karla Reis e Cátia Andrade. Além disso, foi aprovado com 30 votos farováveis (sendo 27 on-line e 3 presenciais), 0 contrários e 3 abstenção a realização de uma audiência pública. Também foi aprovada com 30 votos favoráveis (sendo 27 on-line e 3 presenciais), 0 contrários e 1 abstenção a criação de um Grupo de Trabalho (GT), após audiência pública, que será destinado para debate e aprofundamento sobre o tema. 

Para participar também da 205° Plenária Nacional do SINASEFE, que acontece entre os dias 26 e 28 de setembro, no formato híbrido: virtual via plataforma Zoom e presencial na Contag, em Brasília-DF, a categoria elegeu, por unanimidade com 23 votos (sendo 20 on-line e 3 presenciais), como delegada de base à TAE Daise Moitinho (Campus Simões Filho). Como observadores, participarão Samuel Azevedo Santos, Cátia Andrade, Karla Reis, Alex Fabiano Pimenta e Maria Alencar. 

Em relação à Paralisação Nacional, nos dias 10 e 11 de setembro, a Reitoria do IFBA e Direção Geral dos Campi já foram notificados. 

A AGE encerrou com aprovação do texto sobre a solicitação de intervenção junto a Presidência do CONSUP do IFBA pela não assinatura da minuta de alteração da Resolução n°30, de 30 de abril de 2014 - referente à Promoção à Classe Titular Docente (Portaria n°1.741, de 08 de maio de 2025). Foram 13 votos favoráveis (sendo 11 on-line e 2 presenciais), 0 contrários e 1 abstenção. Além disso, o colega Ualace Melo ficou responsável por redigir um texto para entregar à PGP e à Direção Nacional do SINASEFE.

Fotos

Compartilhe