loader

Acompanhe a abertura do 16° ESCIME

img

Geral

Acompanhe a abertura do 16° ESCIME

Na manhã de hoje (15), a mesa de abertura contou com presença da Gestão Angela Santana do SINASEFE-IFBA/CMS, representada por Teresa Bahia (coordenadora geral), Maria Eliana Matos (finanças), Rosa Mota (secretaria) e André Sarmento (assuntos jurídicos) e de Amaury Garcia (secretário-adjunto) e Lissa Fontenele (secretária) da coordenação de Políticas para as Instituições de Ensino Ligadas ao Ministério da Defesa da Direção Nacional. 

Em seguida, André Sarmento e Lissa conduziram o início das palestras de Laryssa Martiniano (coordenadora geral da Direção Nacional do SINASEFE), que compartilhou sua análise da conjuntura pensando da educação pública brasileira, e de Beatriz Reitmann (professora do Colégio Militar do Rio de Janeiro), que apresentou sua pesquisa sobre a criação do Colégio Militar no Brasil. 

Além disso, também contamos com a presença de Cleide Barroso (integrante da Comissão Nacional Docente do SINASEFE - CND) e Lissa Fontenele (coordenadora de Políticas para as Instituições de Ensino Ligadas ao Ministério da Defesa da DN). 

Durante a tarde, após o intervalo para o almoço, a categoria retomou as atividades com informes e depoimentos das(os) representantes das seções sindicais. Em seguida, foi iniciada a mesa que discutiu “Assédio: formas e estratégias de combate e prevenção – Aspectos psicossociais e legais”, que contou com as contribuições da advogada do SINASEFE-IFBA/CMS, Carolina Heim, e do professor do IFBA Campus Salvador, Samir Mortada. Para as(os) participantes, foi um momento importante para pensar e discutir sobre como atuar no enfrentamento ao assédio dentro do ambiente de trabalho, através de ferramentas dos estudos psicologia e das legislações que garantem proteção para o(a) trabalhador(a).

SINASEFINHO

Na manhã de hoje (15), nossas crianças participaram das atividades pedagógicas no Sinasefinho, um espaço que assegura para pais e mães a participação em eventos sindicais e uma formação educativa e lúdica para seus filhos e filhas. Através de uma oficina de confecção das bonecas Abayomi, ministrada pela estudante de pedagogia Marivalda Ribeiro, as crianças puderam conversar sobre ancestralidade, patriarcado, desigualdade racial e de gênero. Também foi criado um momento para leitura do livro de Angela Davis, pintura e jogo de bola.

Durante a tarde, aconteceu uma aula de yoga com posições e sons produzidos pelos animais, jogo coletivo de balões, pisapé, dança das cadeiras e capoeira, ministrada pelo estudante de educação física Lelciu Amorim. Viva o Sinasefinho!

Fotos

Compartilhe