20 de novembro | Dia Nacional da Consciência Negra
Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra. Esta data, instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.
Neste ano, a comunidade negra baiana obteve uma importante conquista: o dia da consciência negra é feriado! Enquanto o racismo tenta deslegitimar a importância dessa data, questionando de forma deplorável o porquê de não existir o dia da consciência branca, o povo negro segue resistindo. A cidade mais negra fora da África celebra!
Para nós do SINASEFE-IFBA/CMS, um sindicato classista e combativo na luta contra todas as formas de opressão, o debate sobre o racismo precisa ser feito diariamente. O povo negro vive uma luta incansável pela sobrevivência, pelo direito ao culto aos seus orixás, voduns e nkisis, pelo acesso à saúde e educação, contra a violência, contra a objetificação e padronização dos seus corpos e tantas e tantas outras urgências. Nessa perspectiva, que o nosso Congresso Regimental, realizado em julho de 2023, criou a coordenação de Etnias.
Racistas não passarão! Só a luta muda a vida!