loader

15 de outubro | Dia do(a) Professor(a).

img

Geral

15 de outubro | Dia do(a) Professor(a).

Hoje, 15 de outubro, é celebrado o dia do(a) professor(a).

É da natureza de quem ensina, a satisfação em compartilhar e provocar através da troca que o(a) estudante também busque por mais informações e conhecimentos. Ao longo da história, sabemos da invisibilização das pessoas mulheres e aproveitamos esse dia para falar sobre Antonieta de Barros. Você já ouviu falar dela? Sabe sobre sua relação com a educação e com esta data comemorativa? 
Professora formada, tinha 17 anos quando fundou o curso particular “Antonieta de Barros”, com o objetivo de combater o analfabetismo de adultos carentes. Sua crença era que a educação era a única arma capaz de libertar os desfavorecidos da servidão. Sua fama de excelente profissional, no entanto, fez com que lecionasse também para a elite nos Colégio Coração de Jesus, Dias Velho e Catarinense. Está entre as três primeiras mulheres eleitas no Brasil. A única negra. Foi eleita em 1934 deputada estadual por Santa Catarina e reeleita em 1947. 
A primeira grande lei educacional do Brasil foi sancionada por dom Pedro I em 15 de outubro em 1827, um marco para a educação brasileira. A data era comemorada informalmente, mas foi um projeto de Antonieta a lei que criou o Dia do Professor e o feriado escolar nessa data (Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948), em Santa Catarina. A data seria oficializada no país inteiro somente 20 anos depois, em outubro de 1963, pelo presidente da República, João Goulart. Outras leis importantes foram concessões de bolsas de cursos superiores para alunos carentes e concursos para o magistério, para elevar o ensino público e evitar apadrinhamentos.
Para nós do SINASEFE-IFBA, um sindicato formado por docentes e técnicos(as) em Educação, esta data reafirma o valor e a importância desta categoria responsável pela formação de tantos(as) outros(as) profissionais. 

Fonte: El País.


Fotos

Compartilhe